Em Re-construção Constante

Não adianta parar, o caminho não termina porque você cansou. Ele termina quando você chega.







segunda-feira, março 03, 2008

Ouro de Tolo ou Era (mais) uma vez na Patolandia


As pessoas nao gostam de ser acordadas. Isso nao eh nenhuma novidade. E quanto mais profundo o sono, mais aborrecidas elas ficam, e, certamente, voltaram a dormir assim que puderem.

Czech Dream eh um documentario nao apenas sobre dois estudantes de filme que resolvem fazer do seu projeto final uma falsa campanha publicitaria sobre um supermercado que nao existe. Czech Dream eh sobre tudo um filme sobre a capacidade humana de se deixar manipular docilmente; sobre a capacidade humana de andar em fila para o abate. 

Ganancia, oportunismo, falta de algo melhor o que fazer, tudo isso tem um papel secundario, na minha opiniao, no comportamento das 3 mil pessoas que se dirigiram para a inauguraçao do supermercado dos sonhos. A principal questao aqui eh o fato do ser humano gostar de ser guiado, teleguiado. Pode-se reclamar da midia: "Mas a midia nao tem etica, engana o cidadao, bla, bla, bla. " Mas a verdade eh que o cidadao quer ser enganado. A verdade eh que o poder da midia eh consedido pelo ser pseudo-consciente: humano.

Os comerciais veinculados diziam claramente: "Nao va", "Nao gaste", "Nao espere". Junto com folhetos divulgando perços irrealmente baratos. Como o nao eh uma coisa que a mente concreta nao leva muito em conta (ja dizia a neuro-linguistica), e ninguem estava muito afim de pensar o que era realmente tudo aquilo, eles esperaram e foram, na vontade de gastar, de consumir, na vontade de preencher algo que na verdade nunca sera preenchido. Eles encontraram a realidade, o vazio, e o ser humano tem medo do vazio, mas o vazio eh o unico espaço criativo possivel.


 
Sonho Tcheco



Essa eh a fachada dos sonhos, encobrindo o que ha por tras. Oh, sonhador inutil! Por tras nao ha nada. Voce foi enganado. Por que ao inves de agradecer, voce se revolta com aqueles que te rasgam o veu?

Claro que as pessaos ficaram furiosas. "Nao se enganam as pessoas assim!", "Eh assim que voces querem fazer parte da Comunidade Europeia?", "Tomara que sejam processados!", "quem deu o dinheiro para voces fazerem isso?". Incrivelmente foi o governo. Fiquei fan do governo Tcheco. 

Mas pio do que o cidadao comunissimo, que ficou revoltadissimo com seu precioso tempo desperdiçado forma as Pollyanas e seus jogos do contente. "Pelo menos eh um dia de sol, vamos aproveitar e fazer um piquinique", "So assim para eu sair de casa". Esse eh povo que quer ver o lado positivo de tudo.  Acorda maneh! Esqueça o lado positivo. Voce foi la porque voce eh um otario como todos os outros. Ao inves de fazer um piquinique sobre sua propria carcaça, va pensar sobre isso.

 Um ou dois entrevestados captaram alguma mensagem...

Realmente as pessoas merecem.



Definitivamente vale a pena assistir e se perguntar se voce tambem nao iria para inauguraçao do nada.

9 comentários:

Anônimo disse...

kali...
eu iria na inauguraçao do nada!!! Vc tem toda a razáo!!!! POis tudo se constroi sobre areia....mas nós loucos de "pedra" devemos edificar - temos o dever dos loucos - de edificar como se fosse pedra, a areia....sim... meu sonho é Tcheco!!!! Como foi a sua primavera em praga!!! náo, ao discurso da servidáo voluntária!!! se devo servir...servirei a Kali a exímia deusa que com sua dança fez o universo re-existir!!!!
by kaslu

Anônimo disse...

tenho boas novas.... o site "centímetros cúbicos cerebrais" voltou...um ovo de dragão...azul-escarlate!

Anônimo disse...

Estou com vontade de entrar nos supermercados de minha cidade e quebrar, um po um, todos os ovos de páscoa.

Anônimo disse...

pato náo póe ovo....dai o seu ódio da mentira coletiva de coelhos poerem ovos....chama-se sindrome do patovo (coincidentemente nome docientista que descobriu tal ira animal)

Anônimo disse...

ein?

Anônimo disse...

Por que tantos anônimos?

Anônimo disse...

Por que?

Anônimo disse...

Desculpe Kali, me atrapalhei aqui. Eu que postei os dois últimos.

Madame Nada disse...

pato so faz patolice (ou sera patetice?), mas ta desculpado.