Em Re-construção Constante

Não adianta parar, o caminho não termina porque você cansou. Ele termina quando você chega.







quarta-feira, maio 01, 2013

Os Perigos do Caminho do Guerreiro Solitário



Em última instância, mesmo sabendo que apesar de sermos todos um em certo nível, neste momento, estamos todos sós. Mesmo assim, nosso caminho pode ser permeado pelo encontro com mestres verdadeiros - infelizmente os falsos mestres estão em maior abundância, mas com um pouco de treino você começa a reconhecê-los.

Independentemente da presença de mestres no nosso caminho, devemos sempre estar dispostos ao auto-aprendizado. Sei que ele é perigoso, afinal é muito bom ter alguém para ajudar a gente a achar o caminho das pedras antes de ter que afundar na água umas 300 vezes. Além do mais, podemos criar vícios difíceis de serem abandonados e nos tornarmos arrogantes por nos julgarmos auto-suficientes.

O problema é que, às vezes, não existe outra opção que não a auto-iniciação. Dizem que quando o aprendiz está pronto, o mestre aparece. No meu caso específico, na maioria dos momentos, os mestres vieram em forma de livros, sites e textos em geral. Textos que apareceram no momento em que eu precisava. Ainda não tive nenhum mestre no estilo Don Juan-Castaneda ou Dan Millman-Socrates. Será que ele(a) passou e eu não vi? Será que ele(a) virá?

Claro que aprendi com muita gente que admiro, mas nada nos moldes acima citado. De qualquer forma, acredito que cada um tem o caminho que merece.


Um comentário:

Qalb disse...

Talvez você não deva esperar um mestre específico, eles na verdade ficaram no passado. O ensino de um mestre é sempre a expressão de si mesmo, ele sempre fala a seus alunos a partir da própria experiência, que embora tenha seu valor não torna o ensino suficientemente eficaz. É preciso muito mais, muito mais tem que ser levado em consideração. E nenhum mestre é suficientemente abrangente. Ainda mais quando o aluno já é um "guerreiro solitário". Para essa condição seria difícil encontrar uma solução se ficássemos restritos aos reinos da mente e da emoção uma vez que existem aspectos em nós que não pertencem a esses reinos. A solução é o divino em nós, nossa verdadeira essência que está ligada à nossa personalidade de um modo muito complexo e íntimo e essa parte nossa nos conhece melhor que qualquer mestre possa conhecer. Ela é o mestre que aparece quando o aluno está pronto, alias ela está sempre presente, e aquilo que julgamos aprender de qualquer mestre exterior já nela estava contido. Ela recebeu muitos nomes "a pérola inestimável", "a flor de lótus", "a presença", "a luz no caminho", "a rosa do coração". Existe a procura e o fim da procura! O fim da procura está no reino da essência, não conheço mestre melhor.