Em Re-construção Constante

Não adianta parar, o caminho não termina porque você cansou. Ele termina quando você chega.







sexta-feira, abril 20, 2012

Neste Exato Momento


Não quero mais ficar em busca do tempo perdido. Tempo perdido não existe. Ficar em busca do tempo perdido é como procurar o Papai Noel no Polo Norte (todo mundo sabe que ele mora nos shopping centers).

Uns tempos atrás numa sessão de auto-hipnose, auto-sondagem profunda, eu me perguntei do que precisava. A resposta foi única e categórica: Presente Absoluto. Pow! Fácil, parece. Na verdade é fácil, mas fácil não combina com a ideia corrente de que evoluir é um ato muito complexo.

Acontece que o presente absoluto é super difícil na sociedade em que vivemos. Não apenas podemos ser naquele exato momento, temos que projetar. Além de se estar sempre buscando um lugar no passado onde tudo era melhor, essa nostalgia errônea.

Fui ler o Poder do Agora. Na verdade estou me arrastando na leitura  porque tudo o que ele propõe parece fácil, mas estou tendo a maior dificuldade de colocar em prática. Ser eu neste exato momento? Rá, como não pensar o tempo todo nas decisões do passado que me trouxeram aqui? Como não pensar o tempo todo de como seria se tudo tivesse sido diferente? Como não tentar pensar que no ano que vem tudo vai melhorar para mim? E o que estou fazendo agora?

Ainda não achei o ponto certo, mas a pergunta que Eckhart Tolle propõe no Poder do Agora - "Qual o meu problema neste exato momento?" - que nada mais é que uma releitura do Zen - "O que falta neste exato momento?" - tem me ajudado neste intento. Em geral, as coisas se simplificam imediatamente quando eu me faço essa pergunta. Normalmente meu problema nos momentos pontuais, no exato e absoluto minuto em que estou, são muito fáceis de resolver (ir ao banheiro, comer, terminar o trabalho que estou fazendo, respirar direito para completar meus 40 minutos de caminhada/corrida, etc). Assim, todas as projeções para o futuro se dissolvem.


Um comentário:

Luis disse...

quanto encantamento
cada um vive
o seu momento