Em Re-construção Constante

Não adianta parar, o caminho não termina porque você cansou. Ele termina quando você chega.







domingo, janeiro 18, 2009

O Pequeno Principe

Recebi um desses emails com Powerpoint, que normalmente nem abro e vou logo deletando, principalmente se o titulo do email contiver palavras como "lindo!", "Lindissimo!", ou "Voce nao pode deixar de ver!". Mas eu abri esse porque dizia "O Pequeno Principe, outra estoria". 

Fiquei curiosa, imaginando se seria a estoria da Raposa ou da Rosa depois que ficaram sos, mas nao se tratava disso. Era uma estoria sobre Saint Exupery, que verdadeira ou nao, acabou me tocando, nao pela estoria em si apenas, mas pelo complemento que veio depois. Bom, vou transcrever o texto na integra aqui:

"Voce se lembra daquela tocante historia do livro: O Pequeno Principe?
Bom, existe uma historia mais tocante ainda que aconteceu de fato com o criador do Pequeno Principe, o escritor frances Antoine de St. Exupery.

Poucas pessoas sabem que ele lutou na Guerra Civil Espanhola, quando foi capturado pelo inimigo e levado para o carcere para ser executado no dia seguinte.

Nervoso, ele procurou em sua bolsa um cigarro, e achou um, mas suas maos estavam tremendo que ele nao podia nem mesmo leva-lo a boca. Procurou fosforos, mas nao tinha, porque os soldados os haviam tirado. entao ele olhou para o carcereiro e disse: 'Por favor, usted tiene fosforos?' O carcereiro olho pra ele e chegou perto para acender seu cigarro. Naquela fraçao de segundo, seus olhos se encontraram e St. Exupery sorriu.

Depois ele disse que nao sabia porque sorriu, mas pode ser porque quando se chega perto de outro ser humano seja dificil nao sorrir. Naquele instante, uma chama pulou no espaço entre o coraçao dos dois homens e gerou um sorriso no rosto do carcereiro tambem. Ele acendeu o cigarro de St. Exupery e ficou perto, olhando diretamente em seus olhos, e continuou sorrindo. St. Exupery tambem continuou sorrido para ele, vendo-o agora como pessoa, nao como carcereiro.

Parece que o carcereiro começou a olhar St. Exupery tambem como pessoa, porque lhe perguntou: 'Voce tem filhos?'. 'Sim', St. Exupery respondeu, e tirou da bolsa as fotos deles. O cacereiro mostrou fotos de seus filhos tambem, e contou todos os seus planos e esperanças para o futuro deles. Os olhos de St. Exupery se encheram de lagrimas quando disse que nao tinha mais planos, porque ele jamais os veria de novo.

Os olhos do carcereiro se encheram de lagrimas tambem. E de repente, sem nenhuma palavra, ele abriu a cela e guiou St. Exupery para fora do carcere e, atraves das sinuosas ruas, para a fora da cidade, e o libertou. Sem nenhuma palavra, o carcereiro deu meia volta e retornou por onde veio.

St. exupery disse: 'Minha vida foi salva por um sorriso do coraçao.'

O que foi aquela 'chama' que pulou entre o coraçao desses dois homens? Isso tem sido tema de intensa pesquisa atualmente, na medida em que os cientistas estao se dando conta de que o coraçao nao eh meramente uma bomba mecanica, mas um sofisticado sistema para receber e processar informaçoes. de fato, o coraçao envia mais mensagens ao cerebro do que o cerebro envia ao coraçao!

Como disse o filosofo frances Blaise Pascal: 'O coraçao tem razoes que a propria razao desconhece.'

Estados emocionais negativos como raiva e frustraçao, geram ondas eletromagneticas totalmente caoticas do coraçao, como se estivessemos pisando no acelarador e no breque simultaneamente.

Esse estado de batimentos desordenados eh chamado de 'incoerencia cardiaca' e estah ligado aa doença cardiaca, envelhecimento precoce, cancer e morte prematura. em estados de amor e gratidao, nosso estado cardiaco torna-se 'coerente'. Isso diminue a secreçao dos hormonios do estresse, reduz a depressao, hipertensao e insonia, melhora o sistema imune e aumenta a clareza mental.

Essa eh uma das razoes pelas quais tem sido provado que as emoçoes positivas estao associadas aa boa saude fisica e mental e aa longevidade. Essa irradiaçao coerente do coraçao - essa 'chama' genuina de afeiçao - pode afetar pessoas a uma distancia de ate cinco metros!

Logo, na proxima vez em que voce estiver em uma situaçao dificil, respire profundamente, lembre-se de St. Exupery e do Pequeno Principe e irradie a energia do seu coraçao.

Como o Pequeno Principe nos lembrou, somente com o coraçao podemos ver com clareza."

Creditos:Susan Adrews

Bem, tirando o tom auto-ajuda (e minha terrivel vontade de acrescentar comentarios com relaçao a isso no texto),  o que da para perceber disso tudo eh que no fim DJ e a ERCA sempre tiveram razao em focar seus esforços no coraçao. Eu gosto da expressao "irradiaçao coerente do coraçao". 

Nao farei mais comentarios sobre o texto, apenas quis coloca-lo aqui por uma razao do coraçao.

Nenhum comentário: