Em Re-construção Constante

Não adianta parar, o caminho não termina porque você cansou. Ele termina quando você chega.







sexta-feira, março 13, 2009

Am I Dreaming?

Assistindo um desses programas de neurociencias das BBCs ou Chanels 4 da vida, nao me lembro mais, sobre sonhos, lembro de que a unica frase que ficou gravada na minha cabeça foi a de um cientista afirmando que a unica diferenca entre o estado de sonho e o de desperto eh que, quando estamos acordados, os estimulos para a percepçao vem do exterior, enquanto que quando sonhamos, os estimulos vem do interior. Enfim, estamos num constante estado de sonho, soh variando a fonte de estimulos.

Bom, a questao, eh que geralmente, e no meu caso mais do que geralmente, fora aqueles que conseguem 100% de sonhos lucidos, quando estamos sonhando, nao sabemos que estamos sonhando. Aparentemente, quando estamos acordados, sabemos que estamos acordados. Seria isso mesmo? Porque quando estamos sonhando, mesmo com todas as incoerencia dos sonhos, nao sabemos disso. 

Lendo um 'manual para o sonho lucido', o autor recomenda que, como uma das etapas de treinamento, devemos acrescentar na nossa rotina uma checagem de realidade, pois assim, aparentemente, quando estivermos sonhando iremos fazer o mesmo, e entao poderemos descobrir em que estado estamos.

Ele recomenda que se escreva uma letra em cada pulso. Por exemplo: R no esquerdo e C no direito (Reality Check), mas na verdade o significado das letras nao importam. Entao, cada momento que visualizarmos as letras, nos lembraremos de fazer a checagem de realidade, procurando por incoerencias que normalmente nao ocorrem na 'realidade' desperta. 

Eu acabo de olhar para os meus pulsos e vejo as letra C R (checar realidade), olho em volta e me pergunto: "Estou sonhando?"

Aparentemente nao...

Vou perguntar para alguem, mesmo que o autor tenha aconselhado nao fazer isso, pois, no caso de voce nao estar sonhando, voce pode passar por doido, a nao ser que seja uma pessoa de confiança. Bom, nao importa. A questao eh que fazendo isso quando acordado, aumentam as suas chances de fazer isso quando sonhando (assim diz ele), mas eu acho que estao aumentando mesmo as minhas chances de desenvolver psicose. 

Se bem que eu devo estar mesmo acordada, pois eu nunca sonhei digitando no Blogger ou mandando mensagens malucas aos amigos  on line ( Oi, estou fazendo uma checagem de realidade...).

A verdade eh que no momento eu so consegui manter a consciencia no sonho por alguns segundos utilizando a tecnica do Castaneda de olhar as palmas da mao. Se bem que a ultima vez durou mais um pouco. O negocio eh tentei encontrar a Lulu, como prometido, mas acabei encontrando outra coisa. Enfim, continuo treinando.

5 comentários:

Madame Nada disse...

Me responderam! Aparentemente eu nao estou sonhando, mas o cara do livro falou que essa eh uma resposta comum mesmo em sonhos...

Anônimo disse...

Nunca confundi realidade com sonho, mas o contrario acontece direto...

Anônimo disse...

...mas, pensando melhor e puxando pela memória, dependendo dos sonhos que eu tenho (se eles são muito parecidos com a parte do tempo em que eu passo acordado, por exemplo) da confusão na certa;

e isso sem contar quando o dia (ou pelo menos as primeiras horas do dia) parece ser uma prolongação do que aconteceu durante a noite...

Unknown disse...

estranhamente, lendo seu post, havia uma caneta em cima da minha mesa, geralmente não há. Então como proposto fui escrever CR em meus pulsos, e a caneta não escrevia. Pensei "isso não pode estar ocorrendo", risquei um papel para verificar se a caneta funcionava, e funcionava e tentei novamente em mim, mas nada. Droga, será que estou sonhando?

Fiquei fazendo a marca até machucar, foi quando percebi que não lembro de ter sentido dor em sonhos, parece que toda vez que vai doer eu acordo. Bem, dentro da checagem da realidade resolvi incluir um beliscão, ou pressionar algo pontiagudo contra minha pele, isso parece me fazer sentido. Ou devo estar sonhando ainda e não verão o comentário neste post.

Anônimo disse...

A proposito de sonho lucido, eu tenho tido alguns. Sao hilarios porque eu sei que estou sonhando e a "brincadeira" começa. Normalmente sao coisas bem rapidas. Uma noite dessas eu sonhei que estava numa casa estranha com varias pessoas,duas garotas e dois rapazes. Eles estavam conversando e eu me perguntei:"Bom, se isso é um sonho, vou tentar me fixar nos detalhes das roupas".Quando eu tentava focalizar os detalhes, as cores começavam a mudar,ai eu pensei."ta vendo soh. Eu sabia disso"!! Bom. Entao eu quis ir mais longe e pensei,vou interagir com essa galera.hehehe. Chamei a pobre moça, minha 'vitima' e perguntei:" Onde nos estamos?Que pais é este" (eu moro na Italia a 12 anos e normalmente sonho em italiano,mas isso é soh um detalhe).Aih a garota respondeu:"Como onde nos estamos? Aqui é a Espanha".hehehe. Estranhissimo. Mas tudo bem.Eu sei que, os 'personagens' se incomodaram com a minha pergunta e começaram a olhar pra mim com aquele olhar tipo"esse cara é maluco de pedra". E o povo foi meio que se afastando.hehehe. Entao eu fui mais longe e pensei, agora quero soh ver:"Ei, voce, me traz um copo d'agua A-go-ra". hahaha.Hilario. O povo saiu da sala e foi pra cozinha e eu acordei rindo muito...Conto mais um na proxima.
Ps: Terminei de ler A Ilha do Tonal do Castaneda e a tecnica de olhar pras maos durante o sonho me deixou intrigado.Vou tentar isso quando tiver um outro sonho lucido!Abraços a todos.
Ps:Desculpem meu portugues enferrujado.
Inté mais.
Paulo Cavalheiro