Em Re-construção Constante

Não adianta parar, o caminho não termina porque você cansou. Ele termina quando você chega.







segunda-feira, janeiro 25, 2010

OBSERVAÇÕOES DE CAMPO

Andando na rua, eu vejo um desses pastores de igreja evangélica pregando em plenos pulmões no meio do centro comercial da cidade – coisa que eu só imaginava existir no terceiro mundo: fanático religioso histérico pregando na rua.

Ele berrava desesperadamente : “VOCÊ PODE RENASCER EM JESUS, VOCÊ PODE RENASCER EM JESUS!”

Eu segui pensando que o principal ele não dizia. Para renascer, antes é preciso morrer. Todo mundo quer nascer de novo, mas ninguém quer passar pela morte, literal ou figurativa (que pode ser tão ou mais dolorosa – sim, morrer em vida deve ser mais assustador). E se alguém vai renascer em Jesus, tem que morrer em Cristo, não o Cristo figura histórica, mas o Cristo interior. Você se torna Cristo, é crucificado e então renasce, nada mecânico ou passivo como apenas “aceitar Jesus”. Mas se eu fosse parar pra discutir com aquele ser tendo conversões histéricas em praça pública, no máximo ele iria querer me exorcizar.

Assim como a única ajuda é a auto-ajuda (não a dos livros de auto-ajuda, pelamordedeus) e a única maçonaria é a auto-maçonaria, a única salvação possível é a auto-salvação.

Mas ainda assim, neste imenso e grande deserto, nesta grande imensa solidão, eu não deixo de amar vocês, companheiros ainda que solitários, repartirmos alguns momentos em meio ao nosso sonambulismo, mesmo sabendo que quem acordar primeiro não será capaz de despertar o outro (só o outro pode se despertar), e quem acordar primeiro, ficará ainda mais sozinho.

E para finalizar, como estas são observações de coisas que estão passando por mim ao longo do dia, traduzo a pérola (sem intenção de ironia) que acabo de ler na minha apostila de Meridian psicotherapy:

“É verdadeiro dizer que drogas causam mudanáas químicas no cérebro e que estas mudancas produzem pensamentos. Como a maioria das outras coisas na natureza, o contrário também é verdade, o que implica que pensamentos também são drogas.”

Nenhum comentário: