Em Re-construção Constante

Não adianta parar, o caminho não termina porque você cansou. Ele termina quando você chega.







terça-feira, fevereiro 08, 2011

AS DORES DE CRESCIMENTO NO MOMENTO DE TRANSIÇÃO




INÍCIO DA MORTE EM VIDA
E UM POUCO MAIS SOBRE A IMPLACABILIDADE (RECAPITULANDO CASTANEDA)

O problema com a implacabilidade é que você vai perdendo certas características humanas. Ou melhor, o problema não é este, afinal este é o objetivo. O problema é quando você não consegue fingir mais estas características. E fingir, ou melhor, atuar (não me lembro bem qual o livro agora em que D. Juan fala do Nagual Julian, mas é bom lembrar que ele era um ator) é difícil neste momento de transição onde você ainda não deixou sua humanidade completamente para trás e ainda não é o que deve vir depois. Este ser híbrido, que não consegue disfarçar suas mudanças, tem uma aparência assustadora para quem está de fora.

Aguarde o ataque. As pessoas atacam o que não podem enquadrar. Isto está bem simbolizado em histórias como Frankenstein, X-men e Powder (filme), assim como no poema ‘A Ave’ de Jorge de Lima, que me acompanhou durante anos e que agora redescobri – Prometo transcrevê-lo aqui.

Em um momento tudo parecerá contra você: os homens, principalmente os mais próximos, as energias humanas, a realidade co-criada. Eles dizem: “Mas você não era assim.”, com horror, “Não sei onde você aprendeu essas coisas.”, com desprezo, como se você ainda fosse o ser não pensante, o zumbi, como se você fosse ainda como eles.

O que vem depois eu não sei, ainda não passei deste estágio – se é que entrei nele de fato– em que o mundo humano se levanta contra, mas tenho me mantido fria, pelo menos na superfície, a maior parte do tempo. A oscilação da sensação de sentir-se extremamente forte e extremamente fraco é uma constante que estou aprendendo a lidar.
Don Juan diz que se deve ser implacável, mas não cruel. Difícil evitar a tentação. Prova de que ainda falta muito para mim.

Só para lembrar:

“implacável, mas encantador
esperto, mas simpático
paciente, mas ativo
doce, mas letal”

2 comentários:

weiss disse...

acho q vale o q postei no twitter hj.. >> agir com compaixão e paciência com os outros e somente consigo mesmo ser severo e impiedoso.

a implacabilidade é interna. exteriormente se deve ser irrastreável.

Anônimo disse...

Opinião estonteneante nesta página, textos como aqui está dão vida a quem quer que observar neste blogue !!!
Realiza mais deste blogue, a todos os teus cybernautas.